EVENTO LAVRINHAS 2011: A Família Salesiana recebe Dom Bosco, o seu fundador:

EX-ALUNOS SALESIANOS LAVRINHAS PINDA - MMXIII - benvindos ao Blog!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dia Mundial do Ex-aluno e Ex-aluna:

Dia Mundial do Ex-aluno e Ex-aluna


seta

OS EX-ALUNOS DE DOM BOSCO

O movimento dos Ex-alunos começou quando Dom Bosco ainda vivia. O primeiro encontro se deu aos 24 de junho de 1870 Como resposta de gratidão ao grande e profundo amor de D.Bosco por eles, por ocasião da festa de São João Batista e dia onomástico de Dom Bosco, reuniram-se oficialmente uma dúzia de antigos alunos sob a liderança do Carlos Gastini, que sempre considerou o Oratório como sua segunda família, todos deste pequeno grupo se comprometeram-se a buscar outros Ex-alunos para partgicipar; escolheram depois uma comissão para melhor organizar aquelas manifestações anuais de afeto e gratidão a Dom Bosco.

O nome Ex-Alunos e hoje também Ex-alunas "de Dom Bosco" foi uma escolha formulada pela 1a vez no Oratório de Valdocco. Os Ex-Alunos nasceram, como resultado da "educação recebida" e de seus primeiros colaboradores. Uma educação que foi criando relações vitais e que quis se expressar sempre no nome daquele que tinha conquistado a todos com a doação de seu coração e com a genialidade pedagógica e que concentrava todas as suas qualidades e os seus dons extraordinários em transmiti-los:
" basta que sejais jovens, para que eu vos queira muito; por vós estudo, por vós trabalho, por vós eu vivo, por vós estou disposta até a dar a vida".

A escolha de tal denominação é então uma homenagem de gratidão ao nosso querido Dom Bosco.
Durante 17 anos este encontro festivo se repetiu para homenagear a Dom Bosco. A festa foi crescendo a cada ano com a participação cada vez maior.
No dia 24 de junho de 1888 a Família Salesiana estava de luto e não houve a festa em homenagem a Dom Bosco que neão mais se encontrava no meio dos jovens que ele tanto amava e dos seus salesianos.
Porém, no dia 24 de junho de 1889, os Ex-alunos resolveram continuar a homenagear a Dom Bosco na pessoa do seu sucessor, o Pe. Miguel Rua. No dia 22 de junho, como preparação da festa, em Valsalice foi inaugurada a capela funerária de Dom Bosco, na presença de mais de 2.000 pessoas. No dias seguinte, às 5 horas da manhã, o Pe. Rua celebrava a primeira missa naquela capela que lhe será mui cara. Os ex-alunos fizeram estampar um lenço:"À venerada memória do Padre João Bosco e ao amado Pe. Miguel Rua". Entre o dia 23 e 24 de junho, os festejos se realizam em Valdocco com discursos e homenagens no dia 23 e uma academia musica-literária no dia 24. Como testemunho significativo daqueles dias restam alguns documentos: um álbum publicado pelos ex-alunos, um caderno de "Comunhões e Visitas ao Santíssimo Sacramento, oferecidas pelos alunos do colégio de Spezia por seu amado Pe. Miguel Rua", um álbum de 6 páginas, "Ao Pe. Miguel Rua, seu amigos de Alassio", com as assinaturas de professores, alunos e Filhas de Maria Auxiliadora, e, sobretudo, uma grande folha impressa, intitulada: "Homenagem de filial afeto e reconhecimento ao Pe. Miguel Rua, no dia 23 de junho de 1889, dia dos festejos anuais ao Pe. João Bosco", com um hino de circunstância em 12 estrofes assinado G.B.L. [Giovanni Battista Lemoyene] poeta inspirado das grandes ocasiões. Muitas estrofes comoveram profundamente o austero Pe. Rua, sempre preocupado em permanecer fiel à imagem deixada por Dom Bosco. família; todos deste pequeno grupo se comprometeram-se a buscar outros Ex-alunos para partgicipar; escolheram depois uma comissão para melhor organizar aquelas manifestações anuais de afeto e gratidão a Dom Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário