EVENTO LAVRINHAS 2011: A Família Salesiana recebe Dom Bosco, o seu fundador:
EX-ALUNOS SALESIANOS LAVRINHAS PINDA - MMXIII - benvindos ao Blog!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Mensagem do Ex-Aluno: Antonio Maurilio Moreno
Obrigado pelo e-mail. Fui aluno de Lavrinhas em 84; 85; 86 e Pinda em 87; e metade de 88. Até hoje nunca esqueci um dia sequer daqueles tempos. Sinto muitas saudades mesmo do tempo que passei por lá. Como dizia meu diretor padre Song, hoje Dom Song que está em Araras não muito bem de saúde. "Aqui é um pedacinho do céu." Sem dúvida foi.
Gostaria também de receber notícias de alguém do meu tempo.
Um grande abraço e Nª Sª Auxiliadora os proteja.
Moreno
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Viver segundo a vontade de Deus do presente.
Passaparola
07/11/2010
07/11/2010
Viver segundo a vontade de Deus do presente.
(Vivi alla volontà di Dio del presente)
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Mensagem ao Padre Lima de um ex-aluno:
comentários:
- joão pereira disse...
- Como é bom recordar. O Pe. Lima foi nosso profesasor de italiano em Pinda no ano de 1986. Tenho um grabde carinho por ele. Se el ler esse comentário, digo a ele que espero vê-lo em breve. Fiquem com Deus e a intercessão de Dom Bosco.
- 3 de novembro de 2010 17:41
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Dia Mundial do Ex-aluno e Ex-aluna:
Dia Mundial do Ex-aluno e Ex-aluna
OS EX-ALUNOS DE DOM BOSCO
O movimento dos Ex-alunos começou quando Dom Bosco ainda vivia. O primeiro encontro se deu aos 24 de junho de 1870 Como resposta de gratidão ao grande e profundo amor de D.Bosco por eles, por ocasião da festa de São João Batista e dia onomástico de Dom Bosco, reuniram-se oficialmente uma dúzia de antigos alunos sob a liderança do Carlos Gastini, que sempre considerou o Oratório como sua segunda família, todos deste pequeno grupo se comprometeram-se a buscar outros Ex-alunos para partgicipar; escolheram depois uma comissão para melhor organizar aquelas manifestações anuais de afeto e gratidão a Dom Bosco.
O nome Ex-Alunos e hoje também Ex-alunas "de Dom Bosco" foi uma escolha formulada pela 1a vez no Oratório de Valdocco. Os Ex-Alunos nasceram, como resultado da "educação recebida" e de seus primeiros colaboradores. Uma educação que foi criando relações vitais e que quis se expressar sempre no nome daquele que tinha conquistado a todos com a doação de seu coração e com a genialidade pedagógica e que concentrava todas as suas qualidades e os seus dons extraordinários em transmiti-los:
" basta que sejais jovens, para que eu vos queira muito; por vós estudo, por vós trabalho, por vós eu vivo, por vós estou disposta até a dar a vida".
A escolha de tal denominação é então uma homenagem de gratidão ao nosso querido Dom Bosco.
Durante 17 anos este encontro festivo se repetiu para homenagear a Dom Bosco. A festa foi crescendo a cada ano com a participação cada vez maior.
No dia 24 de junho de 1888 a Família Salesiana estava de luto e não houve a festa em homenagem a Dom Bosco que neão mais se encontrava no meio dos jovens que ele tanto amava e dos seus salesianos.
Porém, no dia 24 de junho de 1889, os Ex-alunos resolveram continuar a homenagear a Dom Bosco na pessoa do seu sucessor, o Pe. Miguel Rua. No dia 22 de junho, como preparação da festa, em Valsalice foi inaugurada a capela funerária de Dom Bosco, na presença de mais de 2.000 pessoas. No dias seguinte, às 5 horas da manhã, o Pe. Rua celebrava a primeira missa naquela capela que lhe será mui cara. Os ex-alunos fizeram estampar um lenço:"À venerada memória do Padre João Bosco e ao amado Pe. Miguel Rua". Entre o dia 23 e 24 de junho, os festejos se realizam em Valdocco com discursos e homenagens no dia 23 e uma academia musica-literária no dia 24. Como testemunho significativo daqueles dias restam alguns documentos: um álbum publicado pelos ex-alunos, um caderno de "Comunhões e Visitas ao Santíssimo Sacramento, oferecidas pelos alunos do colégio de Spezia por seu amado Pe. Miguel Rua", um álbum de 6 páginas, "Ao Pe. Miguel Rua, seu amigos de Alassio", com as assinaturas de professores, alunos e Filhas de Maria Auxiliadora, e, sobretudo, uma grande folha impressa, intitulada: "Homenagem de filial afeto e reconhecimento ao Pe. Miguel Rua, no dia 23 de junho de 1889, dia dos festejos anuais ao Pe. João Bosco", com um hino de circunstância em 12 estrofes assinado G.B.L. [Giovanni Battista Lemoyene] poeta inspirado das grandes ocasiões. Muitas estrofes comoveram profundamente o austero Pe. Rua, sempre preocupado em permanecer fiel à imagem deixada por Dom Bosco. família; todos deste pequeno grupo se comprometeram-se a buscar outros Ex-alunos para partgicipar; escolheram depois uma comissão para melhor organizar aquelas manifestações anuais de afeto e gratidão a Dom Bosco.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
experiência com Maria Auxiliadora - (Notícias enviadas por ex-alunos):
Pensando no blog, lembrei-me que, como ex aluno salesiano, também eu, tive uma graça especial de uma EXPERIÊNCIA PESSOAL, com MARIA AUXILIADORA, e é para maior gloria de Deus, que te comunico:
Quando minha 2ª neta estava para nascer, ela já tinha completado 41 para 42 semanas de gestação e não nascia, minha filha já tinha ido ao hospital, 2/3 vezes, porem os médicos diziam que tinha que aguardar, pois não chegara a hora do parto. Nos em casa estávamos muito preocupados com isso, pois já tinham se passado 15 dias da data do provável nascimento. Um dia foi a noite para o hospital e voltou. O dia seguinte era 24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, e fui bem de manhã a missa e ali fiz um pedido a Nossa Senhora, que como Auxiliadora nos desse uma luz para aclarar aquela situação em minha filha se encontrava. Pedi com fé que certamente seria atendido. Durante a manhã daquele dia subitamente me veio a inspiração de telefonar a um medico obstetra conhecido meu e me aconselhar com ele. Consegui falar com ele que me orientou a submeter a minha filha a um ultrassom. Rapidamente conseguimos, e constatou-se que o nenê estava entrando em sofrimento, o que estava levando-o a risco de vida, orientado por ele deveríamos procurar o hospital e exigir o parto, mencionando que era orientação dele.
Logo depois do almoço procuramos o hospital e o medico que atendeu a minha filha não queria fazer o parto cesáreo, pois entendia que o bebe poderia esperar mais ainda. Minha filha insistiu com ele, até ele concordar. Algum tempo depois, naquela mesma tarde de 24 de maio, foi feita a cesariana, a Marcela nasceu, constatou-se que havia engolido mecônio, foi levada para UTI – Natal, onde permaneceu por 10 dias. No dia seguinte ao parto o medico foi até o quarto de minha filha e ali diante de outras mães pediu desculpas a minha filha por só ter feito o parto pela insistência dela, e disse que ela tinha toda razão pois o nenê estava realmente sob seria ameaça de vida. Hoje a Marcela já tem 8 anos, é muito linda, inteligente, vai muito bem na escola, sem seqüela alguma.
Sinto que a inspiração de ligar para o medico meu conhecido foi fundamental para se resolver aquela situação, e certamente foi Maria Auxiliadora quem me proporcionou.
Um fraternal abraço !!!
Marcos Antonio Bortoletto
Rua do Rosário, 1365 - Fone/Fax: (19) 3433.9642
Rua do Rosário, 1365 - Fone/Fax: (19) 3433.9642
13400-186 - Piracicaba - SP
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Padre Lima, direto de Roma, deixa seu recado (vamos lá?):
Assinar:
Postagens (Atom)